Segundo Agência Pernambucana de Águas e Clima, temperatura do Atlântico teve elevação de um grau. Em 2019, precipitações estão ocorrendo com frequência na ilha.
Por Ana Clara Marinho, G1PE — Fernando de Noronha
Chuva Fernando de Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta que 2019 deve ser um ano mais chuvoso em Fernando de Noronha. Segundo a instituição, o principal motivo do aumento do índice de precipitação pluviométrica na ilha é o aquecimento do Oceano Atlântico.
Historicamente, o período chuvoso na ilha vai de março a junho. Em 2019, no entanto, estão ocorrendo precipitações frequentes nos primeiros dias do ano. A média história anual de chuva é de 1.418 milímetros, de acordo com a agência.
“A temperatura do Atlântico fica entre 26 e 27 graus centígrados. Este ano, a água na região de Noronha está entre 27 e 28 graus centígrados. O aumento de um grau amplia a evaporação e, por isso, teremos um ano mais chuvoso”, explicou a meteorologista da Apac, Maria Aparecida Fernandes.
Ela explica que o fenômeno ocorre porque a Zona de Convergência Intertropical está mais ativa na faixa onde fica a ilha. “Essa mudança de temperatura do oceano é normal. Não podemos associar especificamente ao aquecimento global”, disse Maria Aparecida.
As chuvas quase diárias em Fernando de Noronha em janeiro não são comuns. Segundo a Apac, não está sendo possível medir a precipitação pluviométrica na ilha por causa de problemas nos equipamentos.
Fonte: g1.globo.com


0 Comentários