A diferença entre ser líder e dar ordens

O ser humano é naturalmente livre e independente, de modo que este tenha uma personalidade especifica, bem como seus gostos, modo de agir e pensar, entre outras particularidades.
Tendo em vista este comportamento, é difícil idealizar uma forma ideal de lidar com as pessoas quando se tem uma relação entre patrão e funcionário. E caso você tenha esta visão a respeito da hierarquia de uma empresa, saiba que ela não é nada interessante e apenas fragiliza a relação entre os mesmos.

É necessário compreender que não é porque há uma condição de hierarquia, que se deve ter discriminação a subordinação. Assim, uma relação entre os colaboradores de qualidade, é aquela em que há compreensão e não ordens.
Pode soar contraditório, uma vez que havendo um chefe, há alguém que receberá ordens. No entanto, o ser humano tem o instinto de independência e liberdade, os quais não reagem positivamente ao ouvir ordens.

Sendo assim, como estabelecer uma relação em que você dita o que deve ser feito, mas sem ferir a comunicação ou criar resistências?
Simples: seja um líder!
A postura de um líder é muito diferente e positivamente efetiva para os colaboradores, do que alguém dá ordens e esboça uma personalidade frágil.  
Você conhece as características de um líder?

Ser um líder não é uma posição, é um indivíduo que sabe trabalhar em equipe, identificando valores individuais, respeitando o próximo e comandando de maneira eficiente a sua equipe.
O líder é um exemplo dentro da empresa, o qual não visa vencer sozinho, mas sim conquistar objetivos com a sua equipe, reconhecendo o mérito de cada um; ele inspira seus colaboradores a serem melhores, além de transmitir confiança. Sua autoridade não está no cargo, mas sim na maneira com que lida com seus funcionários.

Em contrapartida, o chefe - ou patrão - apenas dita ordens e reforça a sua posição dentro da empresa. Não busca aproximar-se de seus funcionários, para descobrir suas dificuldades e como pode auxiliar nas mesmas. Ele apenas quer que seja feito e entregue.
E está aí a grande diferença entre um e outro:

O líder se preocupa com o todo, sabendo como fazer para que as coisas aconteçam, respeitando sua equipe e reconhecendo o esforço de cada um.
Enquanto o chefe que dá ordens, este se preocupa apenas com os resultados, sem levar em consideração, o que ocorre neste processo.
Quando você conhece com quem trabalha, fica mais fácil de compreender como melhorar e evoluir. Seja um líder.

Colaboração: Afiliados na Web (https://afiliados-na-web.com/)

Fonte: Natália Dinardo